O que é uma OSC? Entenda o papel das Organizações da Sociedade Civil
- Matheus Rabelo
- há 1 dia
- 4 min de leitura
Entenda o que são as Organizações da Sociedade Civil, como funcionam na prática, qual seu impacto social e de que formas você pode apoiar essas iniciativas que fazem a diferença no Brasil.

A sigla OSC já deve ter aparecido em algum momento para você, certo? Mas, o que de fato ela significa?
Agora, se você já tiver um conhecimento prévio sobre ela, já deve ter se perguntado: qual a diferença entre OSC e ONG? Fique tranquila que essa é a dúvida de muitos e nesse conteúdo eu te explico o que são as OSCs, como elas funcionam e muito mais!
O que é OSC?
As Organizações da Sociedade Civil (OSCs) são instituições privadas que visam o bem público. Elas promovem causas sociais e almejam o impacto positivo na vida das pessoas e do meio ambiente.
Como não visam lucro próprio, tudo o que é arrecadado é reinvestido em ações e projetos internos a fim de que a voz pública ganhe força e haja a construção de soluções onde o Estado não consegue ir.
As OSCs atuam em diferentes frentes: educação, meio ambiente, saúde, cultura, direitos humanos, assistência social e vários outros! Estamos acostumados a vê-las em campanhas de arrecadação, projetos sociais, oficinas e ações que chegam na sociedade com o propósito de transformar realidades e gerar impacto positivo.
Dessa forma, as organizações fazem parte do dia a dia de milhares de pessoas.
OSC x ONG: tem diferença?
Uma outra dúvida comum é: há diferenças entre OSC e ONGS?
Bem, o que significa OSC você já entendeu. Mas e ONG?
ONG é a sigla para Organização Não Governamental, que é um termo mais conhecido pelas pessoas, pois veio sendo usada há décadas para intitular as organizações do Terceiro Setor que realizam trabalhos sociais.
Porém, a OSC “surgiu no meio da conversa” e, por mais que possa não ter tanta adesão ainda, é o termo mais recente e técnico para designar as mesmas instituições que antes as ONGs nomeavam.
A sigla ganhou força quando o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) surgiu. Ele foi criado para oferecer diretrizes mais claras e segurança jurídica para o relacionamento entre as organizações e o poder público, uma vez que os dois dialogam muito.
Então, toda ONG é uma OSC?
Sim, mas nem toda OSC é uma ONG! A sigla OSC abrange variados tipos de organizações, como associações, fundações, institutos e até algumas cooperativas sociais.
Como as OSCs são organizadas?
Para gerir uma OSC, há uma estrutura arquitetada para que todos saibam as próprias funções e responsabilidades.
Geralmente, existe uma diretoria ou coordenação, que lidera as ações e estabelecem os próximos passos, o conselho que oferece apoio nas decisões e garante que tudo saia com o planejado e a equipe operacional e voluntários, que realizam as atividades práticas todos os dias.
Também, tem a parte mais burocrática e fiscal: prestar contas, logística, gestão de recursos, questões judiciais, tangibilização e muito mais!
Claro, cada OSC tem questões particulares que podem acrescentar mais responsabilidades e funções, mas no geral, elas obedecem a um escopo parecido.
Como as OSCs captam recursos?
A captação de recursos é essencial para a manutenção da OSC. É por meio dela que o projeto consegue viabilizar desde a estrutura até o repasse para as comunidades, seja em investimento em oficinas, itens ou outros.
O processo de captação pode ser por meio de diferentes abordagens.
Doação de pessoas físicas ou empresas
Nesse método, as OSCs realizam ações de conscientização e divulgação da própria OSC ou algum projeto e pede doações para criar ou mantê-los.
Parcerias institucionais
Outra maneira de captação de recursos é por meio de parcerias com empresas. Nesse cenário, a empresa disponibiliza recursos periodicamente para auxiliar a OSC. Muitas também convidam os colaboradores para serem voluntários.
Participação em editais públicos e privados
Os editais ou licitações são processos seletivos que empresas lançam para avaliar qual OSC será a escolhida para desenvolver o projeto em questão. Nesses casos, há um “contrato de serviços”, em que a OSC deve atender os requisitos e realizar as atividades propostas.
Convênios com o poder público
Os convênios com o poder público são parcerias firmadas entre a OSC e algum órgão público para o desenvolvimento de ações ou projetos sociais em conjunto.
O impacto das OSCs na sociedade
Graças também às OSCs, a sociedade caminha para um contexto de mais justiça, participação e solidariedade. Por atender regiões e situações em que o poder público muitas vezes não consegue chegar, o suporte e acolhimento para a população se torna mais democrático e personalizado.
E esse suporte pode vir de maneiras diferentes: capacitação profissional de jovens, acolhimento de pessoas em vulnerabilidade social, promoção da equidade de gênero e racial e muito mais!
As OSCs também são ambientes de inovação social! Por causa das situações particulares com diferentes grupos, elas tendem a ter mais precisão ao identificar problemas e, consequentemente, ao propor soluções.
Outro ponto relevante das OSCs é a contribuição para o desenvolvimento de políticas públicas por meio de dados e experiências práticas, que auxiliam na tomada de decisões que afetam a vida dos brasileiros.
O papel de todos nós
Como você viu, as OSCs desempenham uma grande parte no desenvolvimento responsável da sociedade.
Mas, todos nós temos um papel a fazer também na missão de transformar o mundo. Além do governo e das instituições, cada pessoa pode contribuir para o fortalecimento do ecossistema do bem.
Seja por meio de doações financeiras ou do próprio tempo, há muito o que fazer e maneiras de contribuir, basta encontrar o seu jeitinho de fazer o bem.